sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Ilha do Mel
A ilha é um ponto turístico de muita importância no estado do Paraná. Muitas pessoas consideram que a ilha tem as melhores praias do estado.

Ilha do Mel

A ilha, parte do município de Paranaguá, é administrada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e possui um estrito programa de manejo. Não é permitida a tração animal ou a motor na ilha. Existem muitas áreas onde não é permitida a presença de visitantes. A ilha possui quatro pontos turísticos de destaque: Ao norte a Fortaleza, no centro Nova Brasília e o Farol das Conchas e ao Sul as Encantadas.

História
Dos seus 2.700 ha,apenas 200 têm permissão de uso - o restante é reserva ecológica (tombada pelo Patrimônio Histórico em 1975, é administrada pelo Instituto Ambiental do Paraná desde 1982). O turista dispõe de pousadas e pequenos restaurantes. A ilha tem cinco vilarejos: Fortaleza, Nova Brasília ou Brasília, Farol, Praia Grande e Encantadas. Não há ruas ou estradas, só trilhas. A implantação de geradores de energia elétrica, em 1988, deu início a atitudes que hoje se transformaram em preocupação pela preservação da ilha e sua principal atração: a natureza.

Origem do nome
Existem várias versões sobre a origem do nome "Ilha do Mel":

- Antes da Segunda Guerra Mundial a ilha era conhecida como a ilha do Almirante Mehl que se dedicou à apicultura e cuja família lá freqüentava.
- Marinheiros aposentados viviam na Ilha e dedicaram-se à apicultura, produzindo uma quantidade tamanha que chegaram a exportar o produto até os anos 60.
- A água doce existente na ilha contém mercúrio. Em contato com a água salgada isto causa uma coloração amarela, semelhante à cor de favos de mel.
- Os índios Carijós que viviam na região apreciavam muito o mel de abelhas, então a exploração apícola é antiga.
- A ilha seria entreposto para navios comprarem mantimentos, entre eles farinha (mehl em alemão).

Dados geográficos
- Encontra-se a 15 milhas de Paranaguá.
- Área de 27,62 km²;
- Área de praias: 55,05 ha;
- Área da Estação Ecológica: 2.240,69 ha;
- Altitude Máxima: 151 m

Fundesportes promove Campeonato de Futsal em Paranaguá
São 108 equipes inscritas de várias cidades do Litoral. E a competição tem previsão de término no final do mês de dezembro
Começou no dia 12 de agosto o Campeonato de Futsal organizado pela Fundação Municipal de Esportes. Ao todo, são 108 equipes inscritas, de várias cidades do Litoral, entre elas Guaraqueçaba e Pontal do Paraná.
A competição tem previsão de término para a primeira quinzena do mês de dezembro.
O campeonato vai acontecer com seis a sete jogos de segunda a sexta, e de 15 a 20 jogos aos sábados, sendo divididos em 13 categorias, que vai desde o Sub-07 até o Master.
O campeonato está sendo organizado pela equipe da Fundesportes, sob a coordenação dos professores de Educação Física, Luiz Claudio Correia “Caveira” e José Miguel Pereira.
O ponta-pé inicial dos jogos foi dado pelo presidente da Fundesportes, Darlan Janes Macedo da Silva. “O nosso objetivo é de proporcionar maior qualidade de vida a todos os atletas que participam desse campeonato. São 108 equipes, desde sete a quatorze anos, divididos em treze categorias. Eu tenho certeza que com a colaboração de todos, esse evento vai ser um grande sucesso”, finalizou o presidente.

Foto: Gerson Nunes